quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Cuidado com a palavra “não".



A linguagem dirige nossos pensamentos para direções especificas e, de alguma forma, ela nos ajuda a criar a nossa realidade, potencializando ou limitando as nossas possibilidades. A habilidade de usar a linguagem com precisão é essencial para uma boa comunicação.

1) Cuidado com a palavra “não".

A frase que contém "não", para ser compreendida traz à mente o que está junto com ela. O "não" existe apenas na linguagem e não na experiência. Por exemplo: pense em "não". Nada vem à sua mente. Mas se eu lhe pedir: - Não pense na cor vermelha, você com certeza pensará no vermelho e depois se esforçará em outras cores. Por isso, fale no positivo, diga o que você quer, afirme o seu desejo. Substitua a frase: "Não mexa no meu armário..." por "Você está proibido de mexer em meu armário".

2) Cuidado com a palavra “mas”, que nega tudo que vem antes. Por isso substitua por "e", porque dá idéia de acréscimo, principalmente quando se discute uma idéia ou opinião. Substitua a frase: "Você é muito esforçado mas não progride..." por "Você é muito esforçado e pode progredir..."

3) Cuidado com a palavra “tentar”, que pressupõe a possibilidade de falha. Substitua a frase: "Vou tentar encontrar com você " por "Tenho poucas chances de ir". Evite tentar, faça!


4) Cuidado com “não” posso" ou “não consigo”, que dão idéia de incapacidade pessoal. Use "não podia" ou "não conseguia", que pressupõe que está se superando. Substitua a frase: "Eu não consigo economizar" por "Eu não conseguia economizar..."


5) Fale das mudanças desejadas para o futuro utilizando o tempo presente do verbo. Substitua: " vou conseguir um emprego " por "estou conseguindo um emprego".


6) Cuidado com as palavras “devo”, “tenho que” ou “preciso”, que pressupõem que algo externo controla a sua vida. Use "quero", "decido", "estou". Substitua a frase: "Eu preciso colocar minhas coisas em ordem" por "Quero colocar minhas coisas em ordem"; "decido colocar as coisas em ordem"


7) Fale dos problemas ou das descrições negativas de si mesmo, utilizando o verbo no passado. Isto libera o presente. Substitua a frase: "Eu tenho dificuldade para ..."
por "Eu tinha dificuldade para ..."

8) Ao usar o condicional, substitua o "se" por “quando”.
Substitua: "Se eu conseguir ganhar dinheiro, vou viajar", por "Quando eu conseguir ganhar dinheiro, vou viajar".

9) "Esperar" suscita dúvidas e enfraquece a linguagem. Substitua por "Sei". Ao invés de dizer:  "Eu espero aprender isso" por "Eu sei que vou aprender isso".

10) O verbo no presente fica mais forte e mais concreto. Por isso s
ubstitua: "Eu gostaria de agradecer a você" por "Eu agradeço a você".

Falar corretamente é muito importante. O que nos diferencia dos animais é o som ordenado que transmite a sabedoria, o conhecimento e a capacidade de comunicação. Enquanto estamos evoluindo como ser humano, precisamos ter em mente que aprender a falar corretamente, positivamente, claramente, sem gírias ou palavrões é um caminho para o controle de nossas faculdades, utilizando assim, um pouco daquela capacidade que desprezamos ao utilizarmos um décimo de nosso poder divino...


Pessoas medíocres falam de outras pessoas;

Pessoas comuns falam sobre coisas;

Pessoas inteligentes falam sobre ideias.
..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O LIVRO NEGRO DO CRISTIANISMO

O LIVRO NEGRO DO CRISTIANISMO
PARA LER O LIVRO CLICK NA IMAGEM