quarta-feira, 20 de março de 2013

DISCO DE FESTO !!!




Em 03 de julho de 1908, durante uma escavação nas ruínas da cidade cretense de Festo, foi encontrado por Luigi Pernier um pequeno disco de argila medindo 16 centímetros de tamanho e 16 milímetros de espessura (ver anexo I e II). Em ambos os lados haviam dezenas de sinais representados por figuras humanas, objetos do cotidiano, animais e plantas. 

Estes sinais eram separados em grupos pequenos divididos por linhas verticais, sendo ao todo 31 grupos de sinais no lado A e 30 grupos de sinais no lado B. Tudo indica que tais grupos de sinais encerram cada um o conceito de palavra. O que ainda não se sabe é se esse disco forma um texto, um calendário, uma relação ou outro tipo qualquer de registro.

A perfeição com a qual os mesmos sinais eram repetidos era tal que somente poderiam ser feitos com selos esculpidos cada qual com o seu desenho próprio. Se isto for realmente provado, Festo será considerado o local onde primeiro ocorreu as técnicas de tipografia.
            
O Disco de Festo foi composto com linhas espirais sendo divididas com linhas verticais. Há uma grande probabilidade destes quadros marcados por linhas verticais encerrarem cada um, uma palavra isolada. O disco comporta ao todo 31 “palavras” no lado A e 30 “palavras” no lado B. São ao todo 241 símbolos impressos, 122 símbolos no lado A e 119 símbolos no lado B. Mas a quantidade total de sinais sem repetição é de apenas 45 símbolos.
            
As ruínas de Festo se localizam no sul da Ilha de Creta, nas planícies de Mesara ao extremo leste do Monte Kastri. Festo foi construído no Período Proto-palacial (1900-1700 a.C.) da civilização minóica ou cretense.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

O LIVRO NEGRO DO CRISTIANISMO

O LIVRO NEGRO DO CRISTIANISMO
PARA LER O LIVRO CLICK NA IMAGEM