quinta-feira, 11 de abril de 2013

A Maldição do Codex Giga



A BÍBLIA DO DIABO


A Maldição do Codex Giga ─ O Livro Gigante , assim está sendo chamado um misterioso livro medieval que possui quase um metro de comprimento e foi escrito por um monge beneditino sobre pele (pergaminho) de animal (asno) ilustrado com bizarras figuras demoníacas e contendo fórmulas de encantamentos.


Foram necessários dois homens para transportar este que já é considerado o maior manuscrito medieval do mundo. Ele pode ser visto na National Library, em Estocolmo ─ Suécia.

Tem seiscentas páginas, todas feitas de pele de jumento. Capa e contracapa, de madeira, são forradas de couro e adornadas com cantoneiras de metal entalhado. Como raríssima relíquia que é, seu valor gira em torno de 15 milhões de libras.

Datado no início do século XIII [anos 1200], foi encontrado no Monastério beneditino da Boêmia, próximo a Chrudim, República Tcheca.

A identidade do autor é um mistério mas as análises caligráficas revelaram que todo o livro, texto e ilustrações foram produzidos por uma só pessoa que trabalhou sem dar sinais de fadiga 

Escrito em latim, o Livro Gigante contém uma versão completa do Antigo e do Novo Testamentos[excluindo os Atos Apostólos e o Apocalipse].

Depois da Bíblia, vem uma transcrição da Etymologiaeenciclopédia de Isidore de Seville, que consiste em um resumo do conhecimento das ciências em geral incluindo a idéia da esfericidade da Terra.

Também estão no Livro: uma cópia de Antiquities of The Jews [Antiguidades Judaicas] e Jewish Wars[Guerras Judaicas], escritos originalmente por Flavio Josefo nos anos 90 d.C. ...
... uma versão dos Hebrew Books [escrituras hebraicas] e uma cópia de Chronicle of Bohemia de Cosmas de Pragye [1045-1125], padre boêmio.

Sobre a origem do Codex Giga, diz a lenda que um dos monges, tendo cometido um terrível pecado, foi condenado a ser emparedado vivo em sua cela. Para escapar a tão lenta e terrível morte, o monge fez uma proposta aos seus superiores: ele escreveria o maior livro do mundo em apenas uma noite.

Se conseguisse cumprir essa tarefa ser-lhe-ia permitido viver. O negócio foi aceito. Ao pôr-do-sol, o monge começou a trabalhar. À meia-noite, percebendo que jamais conseguiria cumprir o prometido, já desesperado, o infeliz resolveu pedir a ajuda do Diabo. 

O Diabo veio e fez o serviço completo, incluindo um auto-retrato! O maior livro do livro do mundo ficou pronto em uma noite e o monge viveu. 

Amaldiçoado, infeliz, desafortunado, mas viveu.

E não bastasse o mistério de sua origem, outro fato intriga os estudiosos: faltam sete páginas no volume. Páginas que, dizem, continham um segredo muito antigo.

Além disso, o Codex Giga tem fama de atrair má sorte para quem o possui, provocando infortúnio e morte. Por causa da vistosa imagem do Diabo que contém, o Codex Giga é chamado de Bíblia do Diabo.

A imagem é precedida por uma conjuração por meio do qual é possível comunicar-se com espíritos, entidades demoníacas e um encantamento para comandar essas criaturas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O LIVRO NEGRO DO CRISTIANISMO

O LIVRO NEGRO DO CRISTIANISMO
PARA LER O LIVRO CLICK NA IMAGEM